28/06/2018 14h28 - Atualizado em 28/06/2018 14h28

Igreja - uma família imperfeita, feita para mim.

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo”. 1 Coríntios 12:12

 

Como sabemos, não existe família perfeita, mas existem famílias excelentes. Da mesma forma é a igreja.

Famílias excelentes são constituídas por pessoas que:

  • Amam uns aos outros, apesar de suas diferenças;
  • São alegres;
  • Vivem em paz, ainda que haja desentendimento;
  • Exercem paciência;
  • São bondosos, porque se preocupam com a necessidade do outro;
  • São fiéis aos seus, porque entendem que aquela é a família onde Deus os colocou.
  • São mansos, mesmo quando estão magoados uns com os outros. E, por isso, conseguem ter domínio próprio.

Acima, temos as características que a Bíblia chama de frutos do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23). Portanto, a excelência está em um lugar onde o Espírito de Deus tem liberdade para agir.

Assim deve ser entre os irmãos em Cristo. Se você for um membro que olha para si próprio, irá pensar de forma individual, pensando: o que a igreja pode fazer por mim? Como pode mudar algo para me agradar? O que eu ganho ajudando? Etc. Mas se você olhar para Cristo, começa a pensar diferente, perguntando: O que Deus pode fazer através da minha vida para abençoar meu irmão? Quais são os dons que Deus me deu e que posso exercer e contribuir para que o Evangelho continue sendo propagado em minha cidade? Qual ministério da igreja está precisando de ajuda para que eu possa contribuir?

Se buscarmos base bíblica para isso, podemos encontrar de Gênesis à Apocalipse, exemplos como Moisés, José, Ester, Paulo, Timóteo, Daniel e todos os outros. À luz da Bíblia, você vai perceber que Deus usou muitas pessoas, mas não foi para lhes dar benefícios próprios, para abençoar uma pessoa só ou somente os de sua casa. Deus usou pessoas, levantou líderes, para que esses pudessem abençoar todo o povo que estava com eles.

O serviço está no “DNA” do cristão, Jesus veio para servir, embora sendo o Deus Todo-Poderoso, ele se tornou servo para nos salvar de nossos pecados. Portanto, como imitadores de Cristo, devemos fazer o mesmo, com alegria, humildade e amor.

Todos nós, de uma forma ou de outra, já experimentamos situações na nossa família de sangue que nos machucaram. Talvez um “não” que recebemos dos pais, uma resposta atravessada do irmão mais velho, talvez, já fomos  acusados injustamente pelo irmão mais novo, ou tenhamos sido alvo de comentários de um primo distante, etc. Todas essas situações geram tristezas, frustrações e, em alguns momentos, raiva em relação aqueles que são de nossa família, mas o que vai fazer a diferença, é a forma como lidamos com isso.  

Na família da fé, pode ser que você já tenha passado por alguma situação assim, talvez por algum desses motivos, já tenha até pensando em ir para outra igreja, fazer parte de outra família. Porém, essa não é a solução. Muitas vezes, fazemos comparações e pensamos que em outros lugares, noutras famílias, não há problemas, mas isso não é verdade. Assim como nossa família de sangue não é perfeita, a família da fé também não é. Todavia, podemos fazer parte de uma igreja excelente. Podemos pedir ao Senhor que nos dê sabedoria, discernimento, graça e misericórdia para agirmos como ele agiria em nosso lugar. Podemos dar espaço para deixar o Espírito Santo trabalhar livremente em nossas vidas, e assim exercer os dons que ele mesmo nos dá.

Não olhe para os defeitos do seu irmão em Cristo. Olhe para o próprio Cristo. Deus te colocou nesta família da fé, na IPI de Tupã, para abençoar, servir, e colaborar com a expansão do Reino de Deus em nossa cidade. Não espere que o outro faça o que você foi chamado para fazer; não espere se sentir pronto. Ore ao Senhor e se coloque a disposição de seu Reino.

Para encerrar, deixo uma última palavra que está em Colossenses 3:17 que diz: “Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”.

Que Deus te abençoe!

Pauliane.