29/12/2016 14h08 - Atualizado em 29/12/2016 14h08

Se vocês abriram esta carta, é porque as coisas provavelmente não estão bem financeiramente ou, talvez, vocês conheçam alguém passando por essa situação. Tenho alguns conselhos e atitudes práticas que facilitarão e trarão luz sobre a situação em que se encontram. Assim como em outras áreas, podemos errar quanto às finanças em nosso casamento. Mas os erros, sejam sucessivos ou não, precisam terminar. Há três áreas que costumeiramente são a razão utilizada por muitos casais para partirem para o divórcio. São elas: comunicação, sexo e dinheiro.

Se a comunicação entre vocês não está boa, não existe ou é muito superficial, em algum momento prejudicará o relacionamento de vocês. É preciso haver comunicação transparente em todas as áreas.  Em segundo lugar, se o sexo não for utilizado de maneira correta, para abençoar o cônjuge, de maneira altruísta e sem egoísmo, também gerará frustrações e problemas. E em terceiro lugar, mas não menos importante, a razão desta esta carta: finanças. Dinheiro mal administrado desestrutura qualquer casamento.

Algumas dicas e conselhos

 a) NUNCA separem as finanças. “Meu dinheiro”, “seu dinheiro” – isso não existe no matrimônio. Vocês se casaram e precisam somar, inclusive, as finanças para terem uma vida mais transparente e correta. Separar finanças é uma das causas de desestrutura no casamento, pois, daí surgem mentiras, enganos e ainda mais egoísmo. O dinheiro é dos dois e juntos serão mais fortes. Tenham conta corrente conjunta. Assim será mais fácil de administrar entradas e saídas. Além disso, economizarão com taxas bancárias de manutenção se houver mais contas.

 b) Se estão em um momento de desemprego, se apeguem a Cristo, façam a parte de vocês e não desistam. Essa fase passará.

c) Talvez se desfazer momentaneamente de um bem, para o bem-estar da família de vocês, seja a melhor saída para o momento.Lembrem-se de que não precisam de muito para viver

d) Comprem apenas o necessário. Se não era uma prática comum entre vocês, sempre decidam o que precisam comprar em conjunto e depois de analisarem os prós e contras, então comprem se realmente for necessário.

e) Lembrem-se de se perguntar sempre que surgir um desejo de compra: Eu realmente quero isso? Eu realmente preciso disso? Eu posso comprar?

f) Controlem os gastos através de uma planilha: gastos fixos e investimentos (dízimo, parcelas, energia, água, condomínio, previdência, investimentos, etc.); outros gastos (supermercado, combustível, alimentação) e gastos variáveis (compra de algum eletrodoméstico, conserto de um veículo, multas, etc.) Fazendo assim, vocês terão mais trabalho, mas saberão onde estão colocando o suado dinheiro de vocês e poderão perceber, por exemplo, onde poderão economizar.

g) Leiam “Casais inteligentes enriquecem juntos”, de Gustavo Cerbasi. Não que a riqueza precise ser um alvo para vocês Eu não creio nisso! Mas este livro ajuda-nos a perceber e mudar algumas formas errôneas que estão enraizadas em nós e nos fazem perder dinheiro em busca da satisfação rápida. Ensina-nos a pensar no futuro e administrar melhor nossas finanças, que são dádiva de Deus.  

Enfim, caso vocês estejam passando por problemas financeiros, entendam o mais importante e que pode trazer alívio para vocês no momento: é uma fase e, como toda fase, se colocarem Deus em primeiro lugar e fizerem o que realmente precisa ser feito, tudo passará. Dinheiro é apenas dinheiro e não deve roubar o que realmente é importante para vocês. Se vocês têm a Cristo e um ao outro, vocês tem tudo! Os momentos de luta, sejam eles financeiros ou não, nos fazem crescer sempre. Que Deus os abençoe!

Míriam M. P. G. Pereira

Referências bibliográficas: CHAMPMAN, Gary. Castelo de Cartas. Mundo Cristão, 2009.

KEMP, Jaime. Antes de dizer sim. Mundo Cristão, 2012.