11/03/2022 17h40 - Atualizado em 11/03/2022 17h40
Não é comum saltar as fases. Antes de nascermos, precisamos de alguns meses no ventre materno, por exemplo, para só depois estrearmos neste mundo.
Podemos subir uma escada pulando dois ou três degraus? Sim. Isto é prudente? Não. Há o risco de canseira e acidentes. Se pensarmos bem, chegaremos ao final da escalada de qualquer forma, entretanto, subindo com prudência, aumentamos a possibilidade de chegar lá sem maiores problemas. Cada degrau foi preparado para nos levar seguramente ao próximo.
Começamos uma caminhada ou uma corrida com dez quilômetros já na primeira vez? A jornada mais curta nos preparará para distâncias e esforços maiores. Se evoluirmos, poderemos até colecionar algumas medalhas, entretanto, o contrário, o exagero, a impaciência nos farão gastar dinheiro com medicamentos e serviços médicos.
Na academia é muito necessário começarmos com os pesos de um ou dois quilos e depois evoluirmos, chegando a pesos cada vez mais desafiadores. Com resignação e persistência, poderemos nos tornar um fisiculturista ou competir pelo título de “fines”.
Na vida também é assim. Há fatores que desagradam ou frustram nossos momentos. Entendemos que poderíamos pular certas etapas, mas, acredite, as dificuldades da vida nos preparam para os momentos seguintes. O corpo pode estar pronto para determinado acontecimento, mas nossas emoções e espiritualidade deverão ter amadurecido antes.
Para tudo nesta vida precisaremos da experiência de momentos anteriores. Não devemos nos desanimar. Nem devemos pular as etapas ou ir rápido demais. Também não é bom carregar um peso que ainda não é nosso, bem como devemos evitar ir por um caminho que nos deixe totalmente esgotados. Não tente subir três degraus de cada vez. Há tempo para todas as coisas. Aguarde o melhor momento e se prepare para quando ele chegar.
Em certos aspectos, a nossa vida é como um jogo de várias fases. O que estamos vivenciando agora nos deixará melhor preparados para as fases seguintes da vida.