30/05/2021 10h52 - Atualizado em 30/05/2021 10h56

Texto lido durante o culto de 23/05/2021 pelo 79º aniversário da

Igreja Presbiteriana Independente de Tupã/SP. (Jubileu de café)

 

Eu saúdo a aniversariante da noite, com a Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!!

Hoje é o dia de darmos as mãos, olharmos para o céu  e agradecer a Deus por mais um ano de vitória. Aleluia!

Hoje, nos unimos em oração e com o coração para celebrarmos!

A nossa querida igreja que acolhe tantos, há tantos anos, e com certeza é um lugar abençoado. Uma casa que recebe gente especial, gente que fez e faz história, gente que foi escolhida para fazer parte da família de Deus.

A nossa Igreja Presbiteriana Independente de Tupã, tem por finalidade cultuar a Deus através do ensino da Palavra, o aperfeiçoamento da vida cristã e, muito mais, a Proclamação do Evangelho.

A Igreja Presbiteriana Independente de Tupã de Tupã é uma comunidade cristã que se importa com as pessoas. É uma igreja que transpira amor, compaixão, misericórdia, atenção, boa vontade, o estender da mão para ajudar na hora da adversidade, na hora da escassez.

Entendemos que é nosso dever fazer seguidores de Jesus Cristo.

Nossa amada igreja participa ativamente da comunidade tupãense, principalmente na área social com a nossa entidade Associação Bethel, já conosco há 19 anos prestando brilhantes serviços à comunidade!

Mas, antes, bem antes desses abençoados anos, que nos separam da sua fundação, temos do que lembrar e nos orgulhar muito!!

E assim começou nossa história...

Na década de 1920, eis o início de tudo!!

Antes da emancipação do nosso município (nossa querida Tupã) os presbiterianos independentes, começaram a chegar na região...

Já nos primórdios do ano de 1930 começaram a se reunir, primeiramente, nas casas, e depois, organizaram- se em congregação...

Quantas bençãos e grandes coisas o Senhor Deus já produzia no meio do seu povo e novas conquistas foram surgindo...

O primeiro templo, foi construído pelos abnegados, corajosos, destemidos irmãos à Rua Guaianazes, número 596...

E assim, continuavam a perseverar em orações, reuniões, ensinamentos e muita leitura da Palavra de Deus...

 

Até que, em 24 de maio de 1942, há exatos 79 anos, sob a presidência do Reverendo Laureto Rufino, reuniu-se a "comissão Especial do Presbitério Noroeste" e sob as benções de Deus, organizaram a então "Congregação" em "igreja Emancipada". Aleluia!

A Deus toda Honra e Glória por tão grande feito, que permanece com as portas abertas, até nosso dias..

O amado templo, este aqui, "maravilhoso", que nos acolhe, nos abençoa, nos proporciona grandes bençãos, este belíssimo templo, foi inaugurado em 31 de julho de 1963, com 58 anos de bençãos, com capacidade de acolhermos cerca de 500 pessoas...

Daí em diante, famílias inteiras, mulheres guerreiras, valorosos homens, arregaçaram as mangas e levantaram "mãos em punhos" para nos deixar grandes exemplos..

Durante estes 79 anos podemos destacar trabalhos valorosos dos membros  que fizeram e ainda fazem parte da nossa história.

Muitas vidas foram alcançadas por trabalhos evangelísticos , desenvolvidos pelo compromisso da Igreja em levar a Palavra de Deus (como alimento espiritual) e alimentos para alimentar o corpo. Exemplos dentre outros.:

- Projeto Ana

- Projeto Samuel

- Sociedades de Senhoras (por grandes mulheres de fé)

- Estudos bíblicos

- Projetos artesanais

- Cursos de culinária

Destacamos também o carinho dos membros para com os nossos irmãos menos favorecidos, como por exemplo, as construções das casas, para melhor acolher: casa da dona Ditinha, dona Iracema. Aleluia!

Temos também o envio de homens tementes a Deus, que foram conduzidos e sustentados pela igreja nos seminários e hoje dedicam suas vidas no pastoreio com Jesus...

Nossa história é feita de passado, presente e futuro!

Os que fizeram e fazem a história

Famílias:

- Castro/ Oliveira

- Caviquiolli/ Almeida

- Vieira/ César

- Fava/ Garrido

- Bacellar Trindade

- Junqueira

-  família Coutinho

E inúmeras outras, que ainda continuam fazendo o presente:

Família Barufatti, honrosamente representada pelo Doutor Luiz Carlos, sua esposa, filhas e netos, onde seus ilustres e amados pais, Senhor Luiz Barufatti e nossa honrosa Dona Ruth Barufatti, fizeram e fazem pela nossa igreja..

Família Scombatti, também aqui representada pela nossa querida Neusa Scombatti e seu marido Paulo Felipe, onde seu pai deixou grandes exemplos de fé e raízes.

Família Lima, temos aqui presente entre nós o Senhor Daniel de Lima, valoroso soldado que combate o bom combate.

Família Dias, onde o senhor José Dias, Dona Lourdes Dias que nos deixou grandes exemplos de continuidade de belos serviços que até hoje são vistos por aqui.

Cláudio Dias e sua esposa Jane, seus filhos, Alexandre e Fernando e suas esposas Simoni e Damarys.

E finalmente irmãos, concluindo:

Família Maria Camarinho, que com sua fé grandiosa trazida e conduzida para os caminhos do Senhor como fruto colhido através da nossa amada irmã Ruth Barufatti, que rendeu, até aqui 5 gerações.

- Vildair Camarinho, sua nora e minha mãe.

- Eu, sua neta

-Mminhas filhas, Lilian, Leslei e Lélia, suas bisnetas

- Minhas netas e neto, seus tataranetos, que com certeza continuarão a trilhar os caminhos do Senhor.

Por aqui passaram "Anjos", que chamamos de pastores, que serviram galhardamente a direção  e comando, nos ensinando, principalmente princípios e verdades bíblicas, a educação e boas maneiras que fazem parte do nosso convívio cristão.

Glória a Deus por isso!

Aqui no presente, temos pessoas que caminham conosco e nos ajudam a continuar a escrever a história da IPI.

Nossos presbíteros, homens honrados, nossas diaconisas e diáconos, guerreiros e todos os ministérios. Louvor, e a liderança-mor, agora representado pelo nosso Reverendo Jesus Ross, que inicia conosco novos capítulos a serem escritos; e essa nova equipe que hoje se junta a toda igreja. Vamos continuar servindo ao Senhor como "Igreja Sólida do Senhor Jesus"

Como diz nosso pastor Jesus Ross: "É assim que se faz igreja"

Aqui e assim, relatei a nossa história.

Parabéns Igreja Presbiteriana Independente de Tupã pelos 79 anos. Aleluias!!

 

Diaconisa Leila Maria Camarinho Ranieri